foto-produto

Quinta dos Quatro Ventos

Tinto
Safra 2012

R$205,00

24 em estoque

Aliança

A Aliança, foi fundada há mais de 80 anos em Sangalhos, Anadia. O Brasil foi um dos primeiros países a receber os vinhos produzidos pela vinícola, junto com África e Europa. Hoje, mais de 50% de sua produção é destinada à exportação, sobretudo os vinhos espumantes e aguardentes.

  • Safra:
  • 2012

DOC Douro
Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz
Estágio: 12 meses em barricas novas de carvalho francês (75%) e carvalho russo (25%).
Enólogo: Francisco Antunes
Tipo de Solo: Xistoso e Granítico
Primeira Colheita: 1999
Teor Alcoólico (%): 14 vol.
Conteúdo: 750ml
Em 2012, a vindima foi geralmente de excelente qualidade na região do Douro. A chuva antes da Primavera e no princípio do verão, garantiu os níveis de água suficientes para uma maturação perfeita das uvas na Quinta dos Quatro Ventos. As uvas da Quinta dos Quatro Ventos são vindimadas à mão. São submetidas a uma maceração pré-fermentativa a frio (8o C) durante cinco dias, fermentação alcoólica durante 8 a 10 dias (30 o C) e uma maceração final durante quatro dias.
História: Com uma área total de cerca de 150 hectares esta quinta centenária está situada no Douro Superior, nos limites das freguesias de Seixas e Numão, no concelho de Vila Nova de Foz Côa. Dispõe de um total de 45 hectares de vinha/patamar e vinha ao alto de plantação recente. Aí se produz o Quinta dos Quatro Ventos.
Notas de Prova: O Quinta dos Quatro Ventos apresenta uma cor granada muito concentrada. No nariz, tem um aroma bem presente a frutos maduros com notas tostadas da madeira onde estagiou. Vinho denso e encorpado com taninos muito elegantes. No paladar é suave, bem estruturado, muito persistente, ressaltando a harmonia entre os sabores.
Harmonização: Acompanha bem pratos de carnes encarnadas, assados.
FICHA TÉCNICA