foto-produto

Quinta da Romaneira Branco

Branco
Safra 2013

R$195,00

Sem estoque

Romaneira

Como uma das principais quintas do Douro, a Romaneira está entre as três ou quatro maiores quintas da região, e caracteriza-se por produzir vinhos notáveis pela suavidade, corpo e aroma.

DOC Douro

Castas: 60% Malvasia Fina e 40% Gouveio

Enólogo: António Agrellos

Tipo de Solo: Xisto

Teor Alcoólico (%): 12 vol.

Conteúdo: 750ml

A Malvasia Fina, tal como em anos anteriores, fermentou na totalidade em barricas de carvalho usadas. A temperatura da fermentação foi controlada durante todo o processo. Os cachos de uvas, ainda inteiros, foram alvos de prensagem direta. Por outro lado, a frescura do Verdelho foi preservada através de uma fermentação a frio em cubas de aço inoxidável.

História: Em 2013 o inverno foi extremamente chuvoso, chuva esta que se prolongou pela primavera com temperaturas inferiores à média. Esta situação foi benéfica pois veio repor os níveis de água no solo, que estavam muito baixos depois de dois anos secos. Seguiu-se um verão seco, praticamente sem chuva. Esta evolução das condições climáticas condicionou fortemente a evolução do ciclo vegetativo, vindo a traduzir-se num ano de baixa produção , no atraso da maturação de cerca de 10 dias. Assim a vindima das uvas brancas começou um pouco mais tarde que o normal, com cachos perfeitos que produziram mostos saborosos, cheios de frescura e com boa acidez.

Notas de Prova: Este vinho apresenta um agradável caráter mineral e na boca uma grande harmonia. No nariz revela aromas elegantes que se abrem no copo, com suaves notas a cedro selvagem. Possui uma estrutura encantadora. Um vinho produzido para consumo imediato, apresentando, no entanto, alguma capacidade de envelhecimento em garrafa.