foto-produto

Palácio da Bacalhôa

Tinto
Safra 2013

R$435,00

Sem estoque

Bacalhôa

Considerada a mais bela quinta da primeira metade do século XV ainda existente em Portugal, a Bacalhôa é uma antiga propriedade da Casa Real Portuguesa. Localizados em Azeitão, a Quinta e o famoso Palácio da Bacalhôa constituem um monumento artístico da maior relevância para o País.

Prêmios:

Revista Wine: 18 pontos

Revista Wine: 2016

Vinho Regional Península de Setúbal
Castas: 61% Cabernet sauvignon, 34,5% Merlot e 4,5% Petit verdot
Estágio: 19 meses em barricas novas de carvalho francês Allier |12 meses garrafa mínimo
Enóloga: Filipa Tomaz da Costa
Tipo de Solo: Argilo-Calcário
Primeira Colheita: 2000
Teor Alcoólico (%): 14,7 vol.
Conteúdo: 750ml vol.

A Quinta da Bacalhôa está localizada nas meias-encostas de Azeitão viradas a Norte. Encontra o “terroir” ideal para a produção de excelentes vinhos – solos calcários vermelhos e bem drenados com clima ameno devido à forte influência atlântica. As castas escolhidas no encepamento da Quinta, o Cabernet Sauvignon, o Merlot e o Petit Verdot, beneficiam das condições naturais para uma maturação lenta e equilibrada. Os vinhos elementares fermentaram a temperatura controlada (25º C), seguindo-se um período de “cuvaison” (maceração pelicular pós-fermentativa) de 1 semana. Finalmente após a separação das partes sólidas, estagiaram durante 19 meses em barricas novas de 225 litros de carvalho francês grão fino. Após uma seleção criteriosa dos melhores vinhos produzidos daquela quinta, seleção feita barrica a barrica, elaborou-se o lote final do Palácio da Bacalhôa 2013 – 61 % Cabernet Sauvignon, 34,5 % Merlot e 4,5% Petit Verdot. O seu engarrafamento decorreu em Junho de 2015 e, já em garrafa, estagiou na caves da Quinta até à sua comercialização.

 

História: A partir do ano 2000, quisemos assinalar a passagem de um século e da aquisição de um dos mais relevantes monumentos da História de Portugal – o Palácio e Quinta da Bacalhôa – através do testemunho do vinho. Considerado um vinho único de qualidade excepcional, trabalhamos o conceito e filosofia da empresa, “Arte, Vinho e Paixão”, numa edição exclusiva e numerada, com uma frase personalizada e assinada pelo Sr. Comendador José Berardo. Ao longo dos anos há um conceito comum que revela a alma de um lugar único, que preservamos e cuidamos como algo que nos é extremamente precioso – o Palácio da Bacalhôa. A imagem central todos os anos é diferente, e a frase do Sr. Comendador reflete o seu próprio estado de alma, acerca do mundo, da vida e do vinho.

Notas de Prova: A colheita de 2013, de cor vermelha profunda, apresenta-se muito concentrada com notas fortes de frutos de baga encarnados combinados com nuances de café, moca, baunilha e frutos secos numa estrutura cheia, complexa, fresca, elegante e persistente.
Harmonização: Pratos de carnes vermelhas e caça.