foto-produto

Serras de Azeitão Branco

Branco
Safra 2015

R$70,00

24 em estoque

Bacalhôa

Considerada a mais bela quinta da primeira metade do século XV ainda existente em Portugal, a Bacalhôa é uma antiga propriedade da Casa Real Portuguesa. Localizados em Azeitão, a Quinta e o famoso Palácio da Bacalhôa constituem um monumento artístico da maior relevância para o País.

Vinho Branco Regional Península de Setúbal

Castas: 40%Fernão Pires, 39% Verdelho, 21% Arinto

Estágio: Sem estágio em madeira

Enóloga: Filipa Tomaz da Costa

Tipo de Solo: Argilo-calcário

Primeira Colheita: 2001

Teor Alcoólico (%): 13 vol.

Conteúdo: 750ml

Produzido com uvas das castas Fernão Pires, Verdelho e Arinto, plantadas nas planícies e colinas da Península de Setúbal. A colheita de 2015 apresenta-se com uma acidez natural bem presente, muito floral, mineral e aromática devido às condições climáticas anuais, com maturações da uva muito lentas que favorecem a qualidade dos vinhos brancos. As castas foram vinificadas separadamente, fermentando a baixas temperaturas, para conservar os aromas primários da uva, conseguindo-se assim um estilo de vinho novo, fresco e muito frutado. A casta Fernão Pires confere ao vinho os aromas de frutas amarelas maduras e uma estrutura grande e marcante, o Arinto dá aromas florais e cítricos, a mineralidade e a frescura, por sua vez o verdelho aromas de frutos tropicais e de especiarias. O lote final foi realizado em Janeiro de 2016, aproveitando a “explosão” de aromas e frescura que marca os vinhos acabados de fermentar, tendo sido logo engarrafado.

História: O vinho Serras de Azeitão tem vindo a ser produzido desde 2001.

Notas de prova: A colheita de 2015 apresenta-se de cor leve e citrina, com notas florais e de frutas amarelas como os citrinos, o ananás e o pêssego, combinadas com toques de frutas tropicais; na boca os sabores destas frutas são realçados, apresentando-se fresco, mineral, muito cheio e envolvente, o que lhe confere um final longo e persistente.

Harmonização: É um bom acompanhante de sopas, pratos de peixe e mesmo de pratos leves de carne ou de cozinhas mais condimentadas dado o seu corpo e complexidade aromática. Recomendamos também com queijo de Azeitão.