foto-produto

Kelman Dão Touriga Nacional

Tinto
Safra 2013

R$195,00

Kelman

Com colheita manual e vinificação separada por tipo de casta, todo o processo produtivo da Vinícola Kelman busca extrair o melhor de sua matéria-prima, respeitando as propriedades das castas regionais do Dão. Os vinhos evidenciam a tipicidade dos vinhos da região, com grande estrutura, boa acidez natural e com uma mineralidade marcante característica do terroir da Vinícola. Tintos e brancos, os vinhos Kelman são elegantes, frescos e com uma grande amplitude gastronômica.

Dão

Castas: 100% Touriga Nacional

Estágio: 12 meses em barrica de carvalho francês, seguida de 6 meses em inox e mais 12 meses em garrafa.

Teor Alcoólico (%): 13 vol.

Conteúdo: 750ml

A colheita feita a mão na melhor parcela de Touriga Nacional da Quinta. Foi transportada em caixas de 22kg até a adega onde tiveram desengace total seguido de esmagamento e fermentação em lagares de granito com pisa a pé para melhor expressão da tipicidade da casta. A fermentação maloláctica ocorreu principalmente nas barricas de carvalho francês semi-novas onde também estagiou por 1 ano. Em seguida passou por novo estágio em depósitos de inox por mais um inverno, privilegiando apenas a estabilização natural. Segue-se posterior engarrafamento com envelhecimento em cave durante um período mínimo de 1 ano. Ligeiramente filtrado de modo a manter todo o seu potencial, razão pela qual poderá apresentar algum depósito durante o envelhecimento em garrafa.

Notas de prova: Fruta delicada bem típica da casta. Predominam as notas florais tipo violeta e toques de compota de fruta negra madura e notas doces e minerais. Na boca apresenta-se com volume , estrutura e boca acidez. Final agradável e persistente, ressaltando a complexidade de aromas, corpo e presença na boca bem marcado e longo.

Sugestão: Pode ser consumido desde já para apreciadores de vinho bem estruturado acompanhando pratos de carne fortes, enchidos e queijos curados. Aproveitar a excelente capacidade de evolução em garrafa por alguns anos, onde vai ganhar mais complexidade e maciez. Aconselha-se fazer decantação de modo a libertar todo o seu potencial e servir a uma temperatura de 16 a 18°C. Guardar sempre as garrafas em ambiente com temperatura amena e controlada, ao abrigo de luz e na horizontal.