foto-produto

Baga Bairrada

Tinto
Safra 2009

R$282,00

24 em estoque

Aliança

A Aliança, foi fundada há mais de 80 anos em Sangalhos, Anadia. O Brasil foi um dos primeiros países a receber os vinhos produzidos pela vinícola, junto com África e Europa. Hoje, mais de 50% de sua produção é destinada à exportação, sobretudo os vinhos espumantes e aguardentes.

Prêmios:

2012 – International Wine Challenge: Commended Medal

2013 - Guia de Vinhos de João Paulo Martins: 17 pts

2013 - Wine Enthusiast Magazine: 90 Pts

2014 - Concurso Vinhos de Portugal ViniPortugal: Silver Medal

2014 - Decanter World Wine Awards: Bronze Medal

2014 - Revista o Escanção: 90 pts

2014 - Revista Wine: 17,5 pts

2014 – International Wine Challenge: Commended Medal

DOC Bairrada

Castas: 100% Baga

Estágio: 14 meses em barricas novas de carvalho francês

Enólogo: Francisco Antunes

Tipo de Solo: Argilo-calcário

Primeira Colheita: 2003

Teor Alcoólico (%): 14 vol.

Conteúdo: 750ml

A Quinta da Dôna tem um terroir ideal para a casta Baga (solos argilo-calcários e exposição a Poente). Na colheita de 2009 conseguiu-se uma maturação lenta, tempo seco na fase de vindima o que permitiu obter uma fruta bem madura, saudável e ligeiramente adiantada em relação à média dos anos anteriores. A seguir a uma vinificação tradicional seguiu-se um estágio de 14 meses em barricas novas de carvalho francês.

História: Em 2003, a Aliança Vinhos de Portugal comprou a Quinta da Dôna onde, há já alguns anos, se produzia um vinho especial utilizando a Baga como única casta de uva do lote. O Aliança Baga sempre refletiu a identidade da região da Bairrada, a complexidade da casta Baga e a personalidade do terroir onde está inserida.

Notas de Prova:  Cor rubi intensa. Aroma e sabor frutado com nuances de frutos vermelhos intensos e chocolate preto. Na boca é um vinho poderoso mas elegante, equilibrado, muito encorpado com um final de boca persistente.

Harmonização: Acompanha bem pratos de carnes encarnadas, caça e queijos.